sexta-feira, 8 de abril de 2011

Suar emagrece mito ou verdade





Muitas pessoas praticantes de atividades físicas acabam por forçar a transpiração acreditando que com isso emagrecerão mais rápido, porém isso não passa de um mito, pois suar não emagrece.
A transpiração nada mais é que o resultado da intensidade dos exercícios praticados mais a temperatura e umidade do ambiente, sendo assim quanto mais exercícios você praticar em dias de calor intenso, maior será a transpiração, ou seja, o suor é a eliminação de água pelo organismo, justamente por isso muitas pessoas acabam interpretando o suor de forma equivocada, pois caso você suba na balança logo após uma série de exercícios intensos ou após a sauna, notará uma redução do peso corporal, mas basta ingerir um copo de água para repor o líquido perdido, voltando assim ao seu peso normal.
Portanto concluímos que emagrecer não é perder água, para haver emagrecimento é preciso eliminar gordura corporal.
O suor é uma reação do nosso organismo ao tentar manter estável a temperatura interna do nosso corpo, quando a temperatura ultrapassa 37ºC automaticamente entra em ação o mecanismo de refrigeração através do suor, por isso os especialistas recomendam o uso de roupas leves ao praticar qualquer tipo de atividade física, para que a transpiração ocorra sem impedimentos, caso contrário o organismo pode sofrer uma grande fadiga por não conseguir liberar adequadamente o suor, levando a desidratação, quedas de pressão e até mesmo desmaios.
Vale ressaltar que a transpiração não leva a desintoxicação do organismo, pois a principal substância eliminada pelo suor e água.
Durante as atividades físicas para evitar cãibras, mal estar, melhorar o rendimento físico e não correr o risco da desidratação não deixe de ingerir água, antes, durante e após os exercícios, dessa forma o corpo libera o calor em forma de suor sendo reposto o líquido perdido pela ingestão de água. Durante os exercícios tome água em pequenas quantidades, em tempos espaçados para não pesar no estômago.
Além da água são recomendadas também bebidas isotônicas que hidratam mais rapidamente o organismo que a água, porém devem ser usadas com restrição e somente por praticantes de atividade física que exijam mais que uma hora de atividade intensa e acelerada. Já pessoas hipertensas, diabéticas e que retenham com facilidade líquidos, devem consultar um médico antes de optar pelo uso de isotônicos.
Porém outra opção é a água de coco que dentre os inúmeros benefícios que esse líquido oferece a saúde, repõe rapidamente os sais minerais perdidos devido à transpiração.
Lembre-se, ao praticar qualquer atividade física é fundamental respeitar os limites do seu corpo, não exija mais do que ele possa oferecer, pois para que a atividade física seja benéfica a saúde, esta deve estar sempre associada ao prazer e bem estar e jamais ao sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de deixar seu comentário
Por: Miriam Sanguine